quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tão longe e tão perto

Esta semana fui brindado por um dos leitores deste blog com um livro intitulado "Contestasam" de 1974, que reúne vários cartoons de Sam publicados no decurso de 1973 e princípios de 1974 no "Expresso", "Seara Nova" e "Jornal do Fundão". Também contém muitos desenhos, que a malvada censura não deixou publicar e que estão devidamente assinalados com um asterisco. Muitos mesmo.

O livro foi encontrado num alfarrabista em Coimbra e é uma prenda que me deixa obviamente contente pelo cariz e pelo significado da mesma. Sam editou o livro em Maio de 1974 com uma frase inquietante: "1974 vai ser melhor. Muito melhor. Um ano de invenção."

Serve a introdução para tentar ilustrar um dos cartoons intitulado "Prestígio", que na altura não tinha sido alvo da censura e que consistia em dois homens bem vestidos, em que um dizia para o outro:" Sou administrador de três companhias e pertenço ao conselho fiscal de quatro. Mas o que me dá prestígio é não fazer nada!!"

Em 1973, já se pensava assim num país à beira de uma mudança. Quase 40 anos depois, o que mudou?

1 comentário:

Ooo Tuu disse...

Belo almoço o de hoje!
E como se falou não restam duvidas de que Nada Mudou... e daqui a 40 anos nada irá mudará apenas não serão os mesmos.. mas serão da mesma raça!