sábado, 26 de junho de 2010

O que dá uma boa reportagem

Gosto muito do i à sexta-feira, especialmente porque traz o caderno do iReportagem, com exclusivos do New York Times. Jeffrey Gettleman é o homem de serviço que nos traz novidades de África e as escreve no site do jornal, sem censura ou retoques de escrita. Esta semana, o título é "As crianças que carregam armas para o governo apoiado pelos Estados Unidos", que foi escrito em 13 de Junho, mas que com a devida tradução, só foi possível lê-lo ontem. A versão original está disponível, mas eu gostava muito de reter alguns parágrafos.

"(...) Awil destaca-se de duas formas notáveis: está a transportar ao ombro uma metralhadora Kalashnikov totalmente automática e totalmente carregada; e está a trabalhar para um Exército que é substancialmente armado e financiado pelos Estados Unidos."

"Mas Awil não é um rebelde. Ele está a trabalhar para o Governo Federal Transitório da Somália, uma peça fulcral da estratégia antiterrorista norte-americana no Corno de África."

"Segundo a UNICEF, apenas dois países não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança, que proíbe o recrutamento de soldados menores de 15 anos: os Estados Unidos e a Somália."

"Conselheiros norte-americanos têm vindo a ajudar a supervisionar, no Uganda, o treino dos soldados do Exército governamental da Somália."

" "Já perdi a esperança", disse o xeque Yusuf Mohamed Siad, o ministro da Defesa, que, na semana passada, se demitiu subitamente, tal como vários outros ministros. " Todo este treino internacional é apenas treino de soldados para a Shabab". acrescentou, referindo que as demissões aumentaram. "Pergunte ao presidente o que foi que ele conseguiu alcançar no ano passado", desafia Mohamed Siad, rindo. "Nada. Absolutamente nada!" "

Todo o folclore mediático que nos vai rodeando interessa-se por todo o tipo de notícias, menos esta. Esta é para uma Grande Reportagem, mas num dia onde não haja mais nada do que fazer, porque as redes sociais e as pessoas sozinhas em casa é que interessam. Todos os outros interesses ficam de fora. Não dão números...

Sem comentários: