quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Futebol e a Nação

O que é que o desaire de ontem da Selecção e respectivas reacções têm a ver com o resto do país? Tudo!

Carlos Queiroz foi defrontar a Espanha com medo. Jogando atrás, explorando o contra-ataque, dando a iniciativa ao adversário. O país faz o mesmo: joga sempre atrás, não toma a iniciativa e explora alguns pontos para tentar ser melhor que o adversário usando uns golpinhos aqui e ali.

Cristiano Ronaldo no fim disse para falarem com o Queiroz. 30 minutos depois, lançava um comunicado a dizer que tinha sido incompreendido. O país é assim. A culpa nunca é de ninguém e responsabiliza-se sempre alguém. Para depois se vir com a desculpa de que não era bem assim.

O resto da equipa diz que somos uma equipa e saímos fortalecidos, mas os egos individuais continuam sempre a mandar. Portugal também é assim. Somos pequeninos para os egos que existem por cá. Dizemos sempre que funcionamos em equipa, mas o ego não deixa, porque queremos que seja o individual a ganhar.

Hoje, já se tentam procurar os responsáveis pela campanha no Mundial e as teorias começam a aparecer. E é nisto que o país é pródigo. Consegue inventar boatos e mexericos como ninguém. Somos ases nessa matéria. E continuamos a criá-los, querendo meter o nariz na porta da vizinha ou ver o que se faz no prédio ao lado.

E com isto, Portugal foi eliminado e o estado de transe por que passou neste último mês e meio acabou. Voltamos à realidade dura e crua dos chips, da crise, da PT e da Vivo, do desemprego e do que falta.

Pode ser que as férias e o Benfica resolvam aparecer e deixar o país mais um bocadinho em transe. Aí até ao Natal...