segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Uma Oportunidade Perdida

O PCP é actualmente a mais pequena força política no Parlamento. É também a única força política que apresenta um candidato próprio às Presidenciais.

E decidiu comentar a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo da seguinte forma: "Face a solicitações de vários órgãos de comunicação social sobre a atribuição do prémio Nobel da Paz deste ano, o PCP divulga o seguinte:
A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China - é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos."

Ou seja, o PCP acha que tem de dar satisfações só quando os órgãos de comunicação social solicitam. É uma medida errada. Deveria ser ele próprio a dizer o que pensa, antes de lhe perguntarem.
O PCP continua a achar que existem pressões económicas e políticas dos EUA à China, quando o Prémio Nobel é anunciado na Noruega.
E acha que é um golpe na credibilidade do Prémio, na mesma linha do anterior, em 2009. Se neste ponto, discordo da atribuição do Nobel a Obama, este ano discordo do PCP no timing, no modo e no discurso sobre alguém que está preso por exprimir a sua opinião.

Se são tão lestos a comentar as atrocidades em diferentes países, neste caso, deveriam ser um bom exemplo.

E é com exemplos destes que o PCP continua na sua rota própria de auto-destruição.

2 comentários:

António Pista disse...

Tiro o chapéu a este teu post...Parabéns!

Fúria dos Dias disse...

Meu caro António,

Faz bem ver onde e quando estamos errados, não achas?