segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sempre com os mesmos

As gasolineiras aumentaram os preços novamente. E de forma descarada. Com a perda do dólar face ao euro, é neste novo argumento que funciona a limpeza mental ao mais distraído dos humanos.

Depois dos impostos sobre impostos, da subida do crude, é agora a perda do dólar face ao euro. Já noutros tempos foi pedido à Autoridade da Concorrência (uma dessas autoridades que só serve para aumentar a despesa, tão em voga nos dias de hoje) que verificasse se existia oligopólio em Portugal, no sector dos combustíveis.

Manuel Sebastião, o presidente da mesma Autoridade, amigo do peito de Manuel Pinho, disse que não havia razão para tal. Um exemplo prático de ver se existe ou não oligopólio é olhar para os preços dos combustíveis nas respectivas áreas de serviço ou bombas.

A diferença de 0,001 Euro não é desculpa para dizer que o preço não é igual. É mais uma das falácias tão queridas que nós, Portugueses, gostamos.

Para além do aumento, também se fala no aumento do gás e em mais uma taxa, desta vez por causa do uso do sub-solo (???) e que as autarquias estipularão. As mesmas autarquias que estão atoladas em dívidas e que nos últimos dias têm sido arrasadas com os seus gastos no BASE.

Para isto, há uma palavra: vergonha! Que é a que ninguém tem, seja a mandar, seja a receber. O estado decrépito a que nós chegámos dá para tudo e isto é só mais um exemplo.

Sem comentários: