sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Outro 11 de Setembro



No Chile, há 36 anos, numa acção aprovada pela Administração norte-americana de Richard Nixon, o regime democrático de Salvador Allende foi derrubado pelo comandante do Exército chileno, general Augusto Pinochet, que ficaria no poder perto de 17 anos.
Num documento enviado em Outubro de 1973 ao secretário de Estado Henry kissinger, o directo da CIA, William Colby, reconheceu ter orquestrado operações de desestabilização do sistema legítimo chileno, mas negou qualquer envolvimento directo nas operações de 11 de Setembro.
O médico Salvador Allende foi o primeiro presidente socialista, de formação marxista, eleito democraticamente na América Latina. E as forças mais conservadoras do continente, temendo uma nova Cuba, não lhe perdoaram isso, tendo começado a conspirar contra ele desde que tomou posse, em Outubro de 1970.
Apoiado pela Unidade Popular, conglomerado de comunistas, socialistas, radicais e outras correntes de esquerda, pensou que poderia instaurar o socialismo recorrendo apenas a meios legais. Mas os militares de Pinochet bombardearam o plaácio presidencial de La Moneda, exigindo a sua demissão. E Allende morreu no meio da confusão, tendo-se aparentemente suicidado.
no Público (Caderno P2).

Sepúlveda lembra esses tempos, em Diários do Sul:

Sem comentários: