terça-feira, 8 de setembro de 2009

O caso TVI

Apesar de ter estado ausente na Festa do Avante (mais uma vez, uma Festa política, mas que é atravessada pela cultura, pela música e pela pluralidade), creio que está no tempo de fazer uma avaliação sobre a semana quente que passou na TVI.
A situação na TVI é um sinal de que vale tudo para manter a rede, os conluios e os amigos.
Olhando fixamente para o conteúdo jornalístico do Jornal de Sexta, este não acrescentava nada ao que de perseguição política se tratava. Também se pode definir que o Jornal de Sexta não acrescentava nada ao desenvolvimento intelectual dos portugueses. Havia uma guerra aberta, logo sangue. E onde há sangue, os portugueses olham a todos os meios para ver a cor rubra, seja de que maneira for.
Manuela Moura Guedes quer agora fazer o papel de vítima, quando se sabe perfeitamente que usava o Jornal de Sexta para exercer o seu papel político de direita, quando ela própria já tinha sido deputada.
Como é óbvio, a decisão da Prisa pode ter a alegação de "gestão de grelha", mas um programa que é líder de audiências, não pode ser exonerado desta forma. É óbvio que houve pressões políticas para a Prisa definir o fim do Jornal de Sexta. E é óbvio, que usando o critério jornalístico, é uma boa notícia, o final do mesmo.
Com a saída de Moniz, Manuela ficou mais fraca. A "quinta" que geria na redacção da TVI, com a conivência do marido ficou enfraquecida e é normal que agora, aqueles que sofreram na pele, querem que Manuela também sofra.
De uma coisa ninguém se pode queixar que é ficar bem na fotografia:
- Manuela, porque entrou numa luta política e vai ficar a perder
- O PS, porque exerceu a sua influência na resolução deste caso
- O PSD, porque com os telhados de vidro que tem, continua a atirar pedras aos telhados vizinhos
- A restante oposição, porque tenta pugnar por uma democracia, quando sonha querer ter o poder da comunicação

O clima é instável para os lados de Queluz, mas nem em Carnaxide, nem na Marechal Gomes da Costa estão a saber aproveitar estes pequenos "brindes"...

2 comentários:

António Pista disse...

Em relação à Manuel Moura Guedes só tenho a dizer que já vai tarde!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

mfc disse...

... e ninguém lhe dará a mão!