domingo, 5 de abril de 2009

O alcatrão que por cá temos



Em trabalho, tive de ir a Matosinhos. Saíndo de Lisboa pela A8, segue-se pela A17, apanha-se a A1 e depois chegamos ao Porto pela A29 e pela A44. 5 autoestradas que servem para ligar as duas principais cidades do país.

Obviamente que se podia optar por apenas uma autoestrada, mas o dinheiro e as condições que a A1 têm actualmente, não justificam tamanho massacre. É preferível andar de autoestrada em autoestrada para ver que há muita gente contente com estas obras.

A A17 chega a um ponto onde existem três faixas para cada lado, onde o trânsito que por lá impera está reduzido a uma faixa de trânsito.

Quando se fala na construção de mais autoestradas, quando ao mesmo tempo, Lisboa ainda não tem uma estação de metro no Aeroporto para ligar os turistas ao centro da cidade, faz-nos pensar muitas coisas, nomeadamente no planeamento que o Governos e os anteriores tiveram sempre em prol dos amigos.

Foi em prol dos amigos, que lhes arranjaram lugares em construtores, foi em prol dos amigos que arranjaram lugares nas concessionárias e foi em prol dos amigos que o alcatrão foi sempre sendo apelidado de "aposta no desenvolvimento". Desenvolvimento de quem? E do quê?

Sem comentários: