domingo, 16 de agosto de 2009

Os amigos

O Governo de Sócrates já nos habituou a governar para os amigos. Foi no caso do Freeport (que ninguém tem coragem de mexer), foi no caso da Mota-Engil (Jorge Coelho é o Presidente), foi no caso Casa Pia (Paulo Pedroso já é candidato autárquico), foi no caso BPN (safando os amigos do PSD), foi no caso Manuel Alegre (também agora já não chateia) e por aí fora, com mais exemplos.
O mais recente, trazido hoje pelo Público, mostra que arquitectos receberam 20 milhões de euros sem ser preciso haver regulações públicas ou manifestações de igual carácter.

Como é óbvio, uma dos arquitectos que não é amigo, resolveu contar os esquemas, e como tal, ficamos a saber que este governo da esquerda moderna e democrata tem alguns dos tiques antigos e ditatoriais de há alguns anos atrás. Nada de novo, portanto.

O que há de novo é que se o "não-amigo" arquitecto tivesse também recebido algum do que foi para os amigos de Sócrates, provavelmente, não se saberia de nada, e a ausência dos concursos públicos, a bem do rigor e da transparência, também seria anuída e passada para o lado. Como não lhe calhou nada, vai de colocar a boca no trombone, para ver se o calam e se ganha qualquer concursinho para renovar uma cantina ou uma sala de aula, talvez em Trancoso, ou Freixo de Espada à Cintra, para não dar muito nas vistas.

Como podemos ver, a esquerda moderna e democrática é assim que funciona. Falando de uma coisa e praticando outra. Devem ser tiques modernos, só pode...

1 comentário:

mfc disse...

É precisa uma outra esquerda...