quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Como se tolda o pensamento

O título é "Menos sorrisos, mais conversa" e é um artigo publicado por Nuno Jerónimo, que se apresenta como publicitário. Para poupar uma ida ao I, aqui fica o texto:
"Na minha perspectiva, os políticos portugueses estão a ficar melhores. Eu explico, que isto dito assim dá direito a internamento. A minha perspectiva aqui é a de especialista em comunicação, ou seja, refiro-me - exclusivamente - às campanhas onde os nossos responsáveis (ou talvez nem tanto) se vendem para comprar votos. E nisso estão efectivamente melhores. Estão melhores porque, quanto mais não seja, souberam ouvir o povo.
Gosto de pensar que a elevada percentagem de cartazes onde a clássica fotografia do dirigente sorridente deu lugar a frases com intenções políticas concretas resultou da elevada percentagem de eleitores que já não os podem ver nem pintados.
Mais se compreende se pensarmos que a função da dita fotografia era transmitir confiança. Para quê dar a cara se ninguém a quer? Sábia opção, portanto. Menos sorrisos, mais conversa. Um território que o Bloco de Esquerda tem ocupado com os seus ora berrantes, ora metafóricos, mas sempre acutilantes cartazes. Ao Bloco juntam-se este ano o CDS-PP, com uma espécie de boletins de voto gigantes (que nos desafiam a votar contra o governo), o PSD, que tão habilmente soube ouvir os eleitores para se apoderar dos seus anseios como frases de campanha, e o próprio PS, que lança medidas novas e concretas sob o slogan "juntos conseguimos". Resta saber se no passado se no futuro.
"

Olhando para o prisma do publicitário, esqueceu-se de mencionar um dos partidos com assento parlamentar e que também tem nas ruas cartazes, não só com pessoas, mas com ideias políticas e práticas.
Convém também olhar para o link da notícia e verificar de quem é a fotografia de quem se está a rir.
É bom que quem se diz especialista consiga analisar todos os primas que comenta. Só assim ganhará credibilidade. Que bem é precisa, nos tempos que correm...

Sem comentários: