domingo, 11 de dezembro de 2011

RITUAL DEL HABITUAL



"RITUAL DEL HABITUAL"

António Pires de Lima diz que "devíamos ter menos entre 50 a 100 mil funcionários públicos dentro de três anos", porque é preciso uma reforma do Estado, para cumprir as metas propostas.

O discurso igual ao do Governo e ao simbolismo que tem mostra que o medo continua a ser uma vertente que este país à beira-mar plantado adoptou. Se não cumprirem com o que vem de fora, acabam-se os benefícios, acabam-se as benesses. É assim que funciona, como os "empresários" gostam de dizer, no mundo empresarial. E tornamos tudo o que não é empresarial, empresarial.

"Mas tenho muito respeito pelo trabalho que está a ser feito pelo primeiro-ministro, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo ministro das Finanças. Acho que estão a formar uma troika – um triunvirato, neste caso, para sermos mais lusitanos – que está a dar uma nota completamente diferente da imagem de Portugal lá fora."

Sim, a imagem é completamente diferente. A aplicação dos impostos sobre os mais fracos, o discurso imberbe da poupança quando depois fazem o contrário quando estão no Governo, o clientelismo político-partidário que permite colocar administradores em funções públicas porque têm o cartão do partido. Tudo atitudes de uma nota completamente diferente da imagem de Portugal.

"Esta nova geração de políticos é a única que pode fazer face aos desafios colocados a Portugal"

Qual? Aquela que diz que a RTP-Madeira e RTP-Açores têm de cortar as emissões regionais porque custam dinheiro e a seguir compra viaturas novas de 80 mil euros para se poder deslocar em eventos "oficiais? Ou aquela que diz que tem de se cortar nos subsídios de férias e de Natal, para depois dizer que afinal há excedente? Ou ainda aquela que gastou dinheiro e mais dinheiro num banco que dava para pagar determinada percentagem do tão "afamado" défice? Ou aquela que nomeia especialistas a ganhar 3000 euros por mês e depois considera que 500 Euros é um valor razoável para um salário mínimo? É essa geração?

Também publicado aqui.

Sem comentários: