sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ainda há Ferro

O Negócios de Fim-de-Semana tem uma notícia de capa a dizer que "ainda temos" Siderurgia, inaugurada que foi há 50 anos.
Este facto de "ainda termos" mostra claramente que o futuro colectivo do nosso país não compreende este tipo de negócio e que os alemães é que sabem.

Aliás, só em Portugal, com uma visão tacanha, provinciana e rude se pode olhar para o negócio metalúrgico como sendo um exemplo antiguado.
Se for na Alemanha ou nos países de Leste é que serve e é bom. Cá não! E é com este tipo de informação passada que se vão esfumando os aparelhos produtivos do país, entregue a entidades financeiras que moldam o nosso destino e futuro.

A Siderurgia Nacional, hoje em dia, é completamente diferente daquilo que foi, em tudo. Nos direitos dos trabalhadores, nos modos de funcionamento, na gestão. Em tudo! Tudo levado para que no futuro, o ocaso seja uma realidade.
Títulos como o do Negócios de hoje mostram bem como estamos. Títulos como o do Negócios de hoje indicam para onde vamos. E isso é preocupante...

Sem comentários: